O ferro e o aço são aplicados a quase tudo à nossa volta. E apesar de parecerem iguais, são diversas as características que tornam os dois elementos diferentes. Quer entender quais são as aplicações do ferro e do aço? Confira esse conteúdo exclusivo que separamos para você!
O ferro é um tipo de minério existente na natureza, dificilmente encontrado em seu estado puro – por isso, acaba sendo uma matéria-prima cara. O aço, por sua vez, é um derivado do ferro. Ele é mais resistente e de fácil utilização, já que é uma ligação entre o ferro e o carbono.
Construção Civil
O ferro começou a ser utilizado em construções no século XVIII, na Inglaterra. De lá pra cá, muita coisa mudou. O ferro revolucionou a arquitetura no mundo, permitindo inúmeras possibilidades. Com a evolução das construções, o aço começou a ser utilizado como uma alternativa ao ferro. Hoje, estima-se que existam mais de três mil tipos de aço.
Um dos pontos que fez com que o aço ganhasse espaço na construção civil foi devido a sua facilidade de aplicação, atendendo às diferentes necessidades arquitetônicas. Sua fácil fixação através de solda, rebites e parafusos, o tornam um forte candidato a utilização. Outra questão está relacionada ao seu peso, que é menor em relação às estruturas de concreto armado, garantindo economia e rapidez na execução da obra.
Indústrias de máquinas
Um dos setores que é grande consumidor de ferro e aço é, sem dúvidas, as indústrias de máquinas. São utilizadas tanto placas planas, eixos, cantoneiras e perfis de aço de espessuras diferentes para a fabricação das estruturas das máquinas. O ferro fundido também é utilizado e pode se transformar em diversos componentes específicos.
Acompanhe nosso blog, pois faremos uma jornada incrível no mundo do aço, abordando assuntos como fabricação, composição, utilização e muito mais!